Domingo, 30 de Julho de 2006

FIV - VÍRUS DA IMONODEFICIÊNCIA FELINA

O QUE É O FIV?

 

O FIV é o Vírus da Imunodeficiência Felina e, tal como o nome indica, é um vírus que se propaga exclusivamente entre gatos, não havendo qualquer risco de contágio quer para humanos quer para outras espécies animais.

Este é um vírus, que à semelhança da SIDA humana reduz substancialmente as defesas do animal tornando-o assim mais permeável ao contágio de doenças infecciosas.

 

COMO É FEITO O CONTÁGIO?

 

Este é um vírus de difícil propagação, uma vez que o contágio ocorre apenas através de contacto de sangue (brigas entre gatos), ou através da ocorrência de relações sexuais.

Em gatos pertencentes a colónias errantes, a incidência de propagação do vírus é bem maior que entre gatos castrados e esterilizados que vivem em apartamentos. Neste último caso, é necessário que existam brigas com contágio de sangue para que um animal saudável possa contrair a doença de outro infectado com o Vírus da Imunodeficiência Felina.

 

 

ALGUNS SINTOMAS.

 

Sendo que o FIV não é propriamente uma doença com sintomas associados mas antes uma deficiência no sistema imunitário do animal, os sintomas poderão ser muitos e estarem associados normalmente a outras patologias.

 

Por isso se o seu gato apresentar infecções secundárias persistentes tais como: gengivites, diarreias, falta de apetite, perda de peso, problemas renais, etc., deverá consultar um médico veterinário onde poderá fazer um teste para fazer o despiste da doença.

 

No entanto, um gato, poderá viver uma vida inteira como portador do Vírus da Imunodeficiência Felina, sem alguma vez apresentar quaisquer sinais da doença.

 

 

OS RISCOS DE ADOPTAR UM GATO COM FIV?

 

Não corre quaisquer riscos ao adoptar um gato com FIV, uma vez que este vírus, como já foi referido não se propaga aos humanos.

 

Se tem outros gatos então deverá ter alguns cuidados. O gato com FIV deverá aceitar os já existentes e vice-versa, para que não venham a ocorrer brigas.

 

Se tem outros gatos, estes deverão estar castrados e esterilizados, bem como o gato FIV que irá adoptar. Desta forma elimina um dos canais de contágio.

 

 

CUIDADOS ESPECIAIS A TER COM UM GATO PORTADOR DE FIV?

 

Como um gato com FIV é um gato cujo sistema imunitário é mais débil, estes gatos deverão ter donos atentos a quaisquer sintomas que possam surgir (quanto mais cedo forem detectados os sintomas, mais fácil e barato se torna o tratamento), deverão ter sempre as vacinas em dia.

Deverá preocupar-se em dar ao seu gato uma alimentação rica complementada com suplementos vitamínicos e sais minerais.

Deverá evitar que o gato saia de casa (não só para não contrair doenças mas também para não contagiar animais saudáveis pois na rua as brigas entre gatos são muito comuns).

 

 

O QUE FAZER SE EXISTIR SUSPEITA DO SEU GATO SER PORTADOR DE FIV?

 

Se suspeita que o seu gato possa ser portador de FIV, deverá consultar o veterinário e solicitar um teste de FIV. Seja qual for o resultado, NÃO ABANDONE O SEU ANIMAL, seja um dono responsável.

 

 

PORQUE ADOPTAR UM GATO COM FIV?

 

A incidência de abandono de gatos portadores de Vírus da Imunodeficiência Felina, é muito elevada. Muitos são os donos, que por ignorância temem o contágio desta doença – O QUE É UM MITO, O VÍRUS DO FIV TRANSMITE-SE EXCLUSIVAMENTE ENTRE GATOS. Inúmeras vezes, estes animais são abandonados e condenados a um enorme sofrimento físico e psicológico.

 

Quando são recolhidos por gatis, estes são animais com fracas possibilidades de serem adoptados, vivendo vidas inteiras dentro de jaulas, sem sentirem o conforto de um lar e o afecto de uns donos.

 

Quando adoptar um gato, pondere a hipótese de adoptar um gatinho com FIV.

 

 

Maria João Abreu

08/2006

publicado por grupo voluntarios às 09:00

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
28
29

.Artigos recentes

. Gatos, Gatinhos e Gatões ...

. Cantinho da Memória

. Novo site para a GV de Ca...

. Venha colaborar connosco!...

. Adeus linda Neggie....

. Crys e Tiago foram adopta...

. Happy, o primeiro filhote...

. Timon, antes e depois....

. Tessie fugiu em Oliveira ...

. Já fomos ADOPTADOS!!!

. Sofia, uma vencedora!!!

. O Tico não dá turrinhas.....

. A Mia (Tessie) tem um nov...

. Sonhos cor de rosa para o...

. Joana (do bébés Valentins...

. O Preto Mochila a delirar...

. Olá do Corsa!

. Batgirl agora Kitty!!

. Shaka e Lola, uma vida fe...

. O Moody já está tão cresc...

.Artigos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.TEMAS

. adoptados

. ajuda

. campanhas

. casos particulares

. conselhos

. cuidados

. doenças

. donativos

. missão

. mitos

. natal

. notícias

. novidades

. sócios

. vendas

. todas as tags

.Links

.Contador

Hit Counter
blogs SAPO

.subscrever feeds